Museu do Falso


O Museu do Falso é um Museu de História da Cidade (neste caso de Viseu), composto exclusivamente de contribuições de criadores e agentes contemporâneos, cada trabalhando na sua área directa de especialidade e competência, subordinando as suas contribuições à premissa e ao conceito de "Simulacro": E se um determinado evento tivesse ocorrido de modo diverso ao que efectivamente se verificou?
Deste modo possibilita-se a construção de "documentos" que possam representar simultaneamente uma revisitação da História; e, por outro lado, a adição de uma componente criativa directa. Os resultados desse processo existirão numa dualidade entre o "Falso", evidenciado enquanto constructo e o "Verdadeiro", a peça especificamente pensada sobre a cidade que lhe dá substracto, por um dado agente. Por tudo isso, se fará discutir a noção e pertinência das estruturas museológicas, o papel dos agentes criadores, e em última instância, a própria noção de História, como opção diária, dentro de uma lógica de "Ego História".
O Museu do Falso, servirá igualmente como um hub para os elementos patrimoniais e institucionais com responsabilidade ao nível do Património Cultural, dentro do espaço geográfico assumido como matricial.

Fonte:ANTROPODOMUS - Projecto Património, Lda.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...